Isenção da taxa do ENEM: como conseguir?

O que é a isenção de taxa do ENEM?

Antes de conversarmos sobre a isenção da taxa do Enem, precisamos compreender que o Exame Nacional do Ensino Médio consiste num evento relevante e complexo. Para garantir a lisura do processo, o Inep certamente precisa investir fortemente em toda uma logística de pessoas e materiais. Decerto, esta estrutura gera gastos que são repassados aos candidatos. Ainda mais, este ano o ENEM custará R$85,00 (oitenta e cinco reais) para cada estudante. Entretanto, alguns estudantes têm o direito de não pagar a taxa de inscrição.

Dessa forma, veremos aqui quem possui esse direito e os requisitos para usufruir dele. A solicitação de isenção começou dia 06 de abril e encerra dia 17 do mesmo mês como você pode conferir em https://enemdicas.com.br/tudo-sobre-enem/. Logo, caso você tenha o perfil de participante isento, corra!

Quem tem direito à isenção de taxa do ENEM?

  • Alunos que cursam a última série do ensino médio (3º ano), em 2020, em escola pública.
  • Alunos egressos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista (bolsa integral) de instituição privada; além de renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio.
  • Participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica por pertencer família de baixa renda possuidora de Número de Identificação Social (NIS); além de ter renda familiar, per capita, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Como conseguir a isenção do ENEM?

Para solicitar sua isenção, o participante deve acessar endereço https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ e clicar em “Isenção”, depois basta seguir as instruções do constantes na tela. O processo exige o preenchimento de formulários com informações pessoais documentais, por isso, tenha CPF e NIS em mãos. Lembrando que alunos que requereram isenção de taxa ano passado, faltaram às provas e pretendem requerer novamente a isenção, precisam justificar a ausência.

Quando sai o resultado do pedido de isenção do ENEM?

O resultado das solicitações de pedido de isenção serão divulgadas dia 24 de abril. Por outro lado, caso o pedido do candidato seja negado, pode-se recorrer, mediante apresentação de documentos, entre os dias 27 de abril e 01 de maio. O resultado dos recursos será divulgado dia 07 de maio. Ainda assim, caso persista a negativa, o participante deverá pagar a taxa para se inscrever no ENEM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *